Vereadores intensificam mobilização popular em apoio à campanha “Outubro Rosa”

Durante a visita do deputado estadual Dr. Hércules Silveira (MDB) à Câmara de Vila Velha, na sessão desta quarta-feira (09/10) – para intensificar a mobilização da sociedade em prol da campanha “Outubro Rosa”, de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero – o presidente do Legislativo, Ivan Carlini (DEM), aproveitou o momento e convidou os vereadores da Casa para uma fotografia usando gravatas e laços cor de rosa, como símbolo de apoio à esta importante campanha de saúde pública. Este gesto do presidente, em atendimento à sugestão apresentada por João Artém (PSB), na semana passada, representa a necessidade de a população realizar exames preventivos periódicos, para detectar, de forma precoce, possíveis diagnósticos médicos que indiquem suspeitas de câncer. 

Em seguida, Ivan Carlini passou a palavra ao deputado Dr. Hércules – chamado carinhosamente de “18º vereador de Vila Velha”, devido à sua constante presença nas sessões da Câmara – para falar sobre a necessidade de os moradores da cidade participarem das ações de conscientização alusivas à campanha Outubro Rosa.

“Hoje, o ‘Outubro Rosa’ é uma campanha mundial, que tem sido encampada por todos os países, devido ao grande número de casos de câncer de mama e de colo de útero, entre as mulheres. Mas quero alertar, ainda, que a população masculina também deve adotar os mesmos cuidados preventivos, sobretudo no que diz respeito ao câncer de próstata. Por isso, no próximo mês, teremos a campanha ‘Novembro Azul’, destinada à saúde do homem”, lembrou Dr. Hércules.


Segundo Dr. Hércules, Vila Velha é o primeiro município do Estado a oferecer exames de mamografia a mulheres cadeirantes, um serviço especial que nunca existiu e que está sendo muito elogiado pela sociedade canela-verde. Ele informou, ainda, que a população masculina também tem câncer de mama, embora a doença atinja, em média, apenas um homem a cada 100 mulheres. “Mas no Brasil, 60% das lesões diagnosticadas como câncer de mama são detectadas tardiamente. Destas lesões, 80% são diagnosticadas pela própria paciente, ao fazer o autoexame. Porém, a mamografia continua sendo o método mais seguro para identificar o câncer na fase inicial, e dessa forma, obter a cura”, informou ele.

 

Dr. Hércules também disse que, nos homens, apesar de raro, o câncer de mama é bem mais agressivo do que nas mulheres, que após os 50 anos de idade acabam reduzindo os riscos de desenvolver a doença. “Mas todos, homens e mulheres, devem realizar exames preventivos periodicamente, independente das campanhas. Afinal, saúde é o nosso maior patrimônio”, enfatizou o deputado estadual, que sempre se dedicou à promoção das grandes campanhas de saúde pública em Vila Velha e no Estado.

 

Após a participação do deputado estadual Dr. Hércules, na sessão desta segunda-feira, o presidente da Câmara de Vila Velha, Ivan Carlini, lembrou ao plenário sobre a importante trajetória política e profissional do colega – formado em Direito e Medicina, e pós-graduado em Administração Hospitalar –, com quem já teve a honra de atuar no Legislativo Municipal, inclusive no período em que ele (Dr. Hércules) presidiu a Casa por duas vezes. De acordo com Ivan, os vereadores João Artém (PSB), Professor Heliosandro Mattos (PR) e Reginaldo Almeida (PSC) também tiveram a oportunidade de aprender sobre política e processo legislativo, atuando ao lado de Dr. Hércules em legislaturas passadas.

“Dr. Hércules sempre foi uma referência positiva e um exemplo de dedicação, competência, lisura, responsabilidade e comprometimento com os interesses públicos, sobretudo na área de saúde. Quando fui eleito vereador pela primeira vez, meu primeiro voto para presidente desta Câmara foi em Dr. Hércules, que sempre respeitou os parlamentares do município e que sempre atuou em defesa da população, em seus cinco mandatos na Câmara de Vila Velha. Ele conhece de perto cada bairro e cada canto dessa cidade e seu trabalho como agente público e como médico tem sido prontamente reconhecido pelos eleitores”, registrou Ivan Carlini.

E Carlini completou: “Por todas essas razões, hoje, Dr. Hércules está exercendo o seu quarto mandato na Assembleia Legislativa, onde vem destinando a maior parte de suas emendas parlamentares a Vila Velha, fato que deve ser elogiado, pois demonstra sua preocupação em ajudar a resolver os problemas da cidade, que tem uma arrecadação muito pequena em relação às suas demandas por mais investimentos públicos”, afirmou o presidente, que em março deste ano prestou uma merecida homenagem a Dr. Hércules, junto com todos os vereadores da Câmara de Vila Velha, pela longa folha de bons serviços prestados à sociedade canela-verde, em 40 anos de vida pública.

Confira esta homenagem realizada em março, assistindo o vídeo abaixo:

 

 

VEREADORES DESTACAM IMPORTÂNCIA DE PARCERIA
ENTRE DR. HÉRCULES E MUNICÍPIO DE VILA VELHA

 

Ainda na sessão desta quarta-feira (09/10), na Câmara Municipal, os vereadores Heliosandro Mattos, Patrícia Crizanto, Tia Nilma e João Artém também se pronunciaram no plenário, em reconhecimento à parceria com Vila Velha que vem sendo mantida pelo Dr. Hércules Silveira, desde seus tempos de vereador até os dias atuais, quando já exerce o seu quarto mandato de deputado estadual. Heliosandro ressaltou a presença freqüente de Dr. Hércules no dia a dia da cidade e a votação recorde que ele recebeu, nas últimas eleições, para continuar representando o município na Assembleia Legislativa. Patrícia agradeceu a presença de Dr. Hércules na Câmara, mais uma vez, e elogiou seu espírito público e sua dedicação à saúde do povo vilavelhense.

Tia Nilma, por sua vez, salientou a importância do trabalho de Dr. Hércules em favor da população mais humilde de Vila Velha, principalmente na área de saúde, e fez questão de frisar suas importantes contribuições à cidade, como deputado estadual: “Realizamos um rápido levantamento e verificamos que 80% dos recursos referentes às emendas parlamentares de Dr. Hércules foram destinados ao nosso município. Por isso, quero fazer um agradecimento especial a ele, que também sempre tratou nossas mulheres com muito respeito e carinho, nos atendimentos médicos que realiza”. Por fim, João Artém – que conviveu com Dr. Hércules durante 12 anos, na Câmara de Vila Velha – dispensou comentários acerca da competência e da aprovação popular do deputado, e destacou a diligente postura de Dr. Hércules no cenário estadual, em apoio ao governador Renato Casagrande, na Assembleia.    

Assista o vídeo a seguir e acompanhe, na íntegra, todos esses pronunciamentos:

 

 


MAIS RECURSOS PARA AJUDAR VILA VELHA

No final da sessão da Câmara de Vila Velha desta quarta-feira (09), após a manifestação dos vereadores, o deputado estadual Dr. Hércules Silveira fez um resumo de suas recentes contribuições à PMVV, incluindo o anteprojeto da nova Ponte da Madalena e o incentivo financeiro no valor de R$ 150 mil, em favor das três bandas de congo da Barra do Jucu. Além disso, ele também informou ao plenário sobre os R$ 300 mil que destinou ao Hospital Dr. Nilton de Barros (antigo Hospital dos Ferroviários) e sobre a ajuda que vem mantendo às entidades assistenciais e filantrópicas de Vila Velha.

Assista o vídeo a seguir e confira essas informações repassadas por Dr. Hércules:

 

Departamento de Comunicação
Câmara Municipal de Vila Velha 
Editor Chefe: Claudio Figueiredo
Imagens/vídeo: Eder Denadai
Fotos/Artes: Rayssa Rocha
Tel.: (27) 3349-3252
comunicacao@vilavelha.es.leg.br