Vereadores aprovam criação da “Semana de Conscientização sobre o Lúpus”

Na sessão desta quarta-feira (13/03), o plenário da Câmara de Vila Velha aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Lei nº 5.272/18, de autoria do vereador Bruno Lorenzutti (PODE), que institui a “Semana Municipal de Conscientização sobre o Lúpus”, a ser promovida, anualmente, na primeira semana do mês de maio. Com a decisão do plenário, a matéria agora seguirá para a sanção do Poder Executivo. Para Lorenzutti, é preciso conscientizar a população sobre essa doença autoimune provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico, em que as células responsáveis pela defesa do organismo produzem anticorpos contra células saudáveis do próprio corpo.

“Nosso projeto propõe um conjunto de ações destinadas a aperfeiçoar o atendimento aos portadores dessa enfermidade. Precisamos esclarecer esta problemática, principalmente por não se tratar de uma doença contagiosa ou infecciosa”, explicou ele. O parlamentar destacou, ainda. a importância da orientação psicológica para os pacientes e familiares de vítimas de lúpus:

“O encaminhamento para tratamento médico adequado, nesses casos, é de fundamental importância. Por isso, por meio deste projeto, , queremos estimular a criação de convênios entre órgãos públicos, entidades, associações e empresas da iniciativa privada, a fim de estabelecermos ações conjuntas envolvendo este tema”, disse Bruno Lorenzutti.

Vila Velha já conta com importantes projetos voltados para pacientes de Lúpus. No primeiro semestre de 2017, a Câmara Municipal aprovou um projeto do vereador Valdir do Restaurante (Avante), instituindo gratuidade, nos ônibus do Sistema Municipal de Transporte Coletivo, para pacientes em tratamento do lúpus, mas o benefício é válido apenas mediante apresentação de laudo expedido por médicos especialistas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conheça esta proposição de Bruno Lorenzutti em detalhes acessando o link a seguir:
https://sapl.vilavelha.es.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2018/4385/prot._5272_18_-_pl_-.pdf

Departamento de Comunicação
Câmara Municipal de Vila Velha 
Editor Chefe: Claudio Figueiredo
Imagens/vídeo: Eder Denadai
Fotos/Artes: Rayssa Rocha
Tel.: (27) 3349-3252
comunicacao@vilavelha.es.leg.br