Secretário de Controle e Transparência presta contas da receita do município

Esteve presente na sessão ordinária desta segunda-feira, 27/09, o Secretário Municipal de Controle e Transparência, Octávio Junior Postay. O secretário apresentou a prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre de 2021.

O objetivo da audiência pública foi demonstrar e avaliar, por meio do Poder Executivo, os resultados da execução orçamentária e financeira do 4º bimestre de 2021, e o cumprimento das Metas Fiscais do 2º quadrimestre de 2021. “Em resumo, nós estamos aqui hoje para demonstrar aos senhores que o poder executivo veem tendo um controle eficiente das contas públicas, e que este poder executivo que hoje administra o cofre público municipal está aplicando com austeridade o que vem conseguindo fazer as contas ficarem cada vez mais em equilíbrio”.

De forma sucinta o Secretário apresentou por meio de tabelas comparativas os resultados do 2º quadrimestre de 2021 e destacou o aumento de 13.90% na arrecadação da receita do município em relação ao mesmo período do exercício anterior, salientou também a elevação das despesas empenhadas. “Esse aumento é positivo, pois quando ocorre o aumento da arrecadação, aumenta também a despesa empenhada, isso é sinal que há uma programação de aplicação daquele recurso e que o município sabe onde ele está sendo aplicado”.

Segundo o secretário o aumento na arrecadação demonstra o nível de confiabilidade da população de Vila Velha para com a gestão. “Os números são de elevação expressamente positivos, com uma variação enorme em relação ao 2º quadrimestre de 2020 para o 2º quadrimestre de2021”.

Ao fim, o Secretário salientou a redução dos gastos e o controle da dívida pública do município. “Hoje o município não tem o descontrole da dívida pública, pelo contrário, o município tem equilíbrio sobre a amortização da sua dívida pública, tivemos uma redução do custeio e enxugamos a máquina pública para conseguir aumentar o potencial de investimento do município”.