PM Chico discursa sobre vacinação contra sarampo e atividades da Comissão de Segurança da Câmara

Em discurso na sessão desta quarta-feira (14/08), na Câmara de Vila Velha, o vice-líder do prefeito Max Filho na Casa, vereador PM Chico Siqueira (PHS), fez um alerta sobre o aumento dos casos de sarampo e convidou a população em geral para participar da imunização que a PMVV fará no próximo sábado (dia 17), de 8 às 17 horas, nas unidades de saúde de Terra Vermelha e Santa Rita, e de 10 às 21 horas, nos shoppings Vila Velha (em frente ao restaurante Argento) e Boulevard (no Clubinho em frente à piscina de bolinhas). De acordo com o PM Chico, nesses locais, equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão aplicando a vacina “Tríplice Viral” – que protege contra sarampo, caxumba e rubéola – em moradores da cidade com idades entre 1 e 49 anos, que estejam com o histórico de vacinação em atraso.

Segundo o vereador, no mês de agosto, o Programa Municipal de Imunizações da PMVV atualizou a caderneta de vacina em várias escolas e transportadoras do município e, nesta semana, deu início à vacinação no terminal portuário de Vila Velha. “A Vigilância Epidemiológica de Vila Velha recebeu, até o momento, 21 fichas de notificação compulsória de casos suspeitos de sarampo. Todos os casos foram investigados e monitorados, mas nenhum foi confirmado e um está sob investigação. Independente disso, a recomendação é que todos as pessoas que fazem parte do público-alvo desta ação, se vacinem”, disse ele.

Ainda em seu pronunciamento, o vereador PM Chico – que preside a Comissão de Segurança Pública da Câmara de Vila Velha – reconheceu a necessidade de fortalecer a segurança na cidade e admitiu que, apesar de todos os esforços, o município não tem condições de atender todas as demandas da população, nesta área. “O 4º Batalhão da Polícia Militar, por exemplo, que deveria ter um efetivo de 700 policiais para combater a violência e a criminalidade em Vila Velha, possui apenas 500, dos quais 150 estão afastados para tratamento de saúde. Por isso, hoje, o 4º BPM conta praticamente com o mesmo efetivo da nossa Guarda Municipal”.

Diante desta realidade, o parlamentar disse que a Comissão de Segurança Pública da Câmara de Vila Velha vem tentando minimizar a situação da cidade, participando de todas as reuniões e discussões que tem sido realizadas ao longo deste ano, junto aos operadores de segurança. Para fazer um balanço sobre as atividades de sua Comissão, em 2019, o vereador PM Chico exibiu fotografias no telão do plenário, destacando as principais agendas de trabalho que participou, em prol da segurança da população canela-verde.

Ele falou sobre os resultados das reuniões com os presidentes dos Conselhos Interativos de Segurança (que representam as comunidades do município); com os comandantes que atuam no 4º BPM e na 13ª Companhia Independente da Polícia Militar; com o titular da Secretaria de Defesa Social da PMVV; com o comando da Guarda Civil Municipal; com os responsáveis pela Central de Videomonitoramento de Vila Velha; e com todos os operadores de segurança que formam o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

“Além disso, o Poder Executivo já fez a entrega de 10 novas viaturas para reforçar o patrulhamento da Guarda Municipal e, para atender às comunidades, o prefeito Max Filho disponibilizou mais duas viaturas para cada região de Vila Velha. Sabemos que os problemas decorrentes da violência urbana e da criminalidade são complexos e difíceis de serem resolvidos, mas estamos fazendo a nossa parte, usando toda a nossa rede de relacionamento no município, no Estado e no Governo Federal, para garantirmos mais investimentos, melhor estrutura e maior capacidade de atuação dos nossos operadores de segurança pública”, finalizou PM Chico.

Assista o vídeo abaixo e acompanhe este pronunciamento de PM Chico, na íntegra:

Editor Chefe: Claudio Figueiredo
Imagens/vídeo: Eder Denadai