Garantia dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA foi tema da Tribuna Livre da Câmara.

Em Tribuna Livre promovida pela Câmara Municipal de Vila Velha, por iniciativa do vereador Devanir Ferreira, na Sessão desta segunda-feira (15/09), recebemos a visita especial da Sra. Poliana Paraguassú, representante da Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo - AMAES, para exposição de assuntos e demandas relativas à defesa e garantia dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA.

Poliana iniciou explanando sobre a AMAES aos presentes. “AMAES é uma Associação de Autistas, foi constituída em 2001 por pais de autistas e é administrada, voluntariamente, por pais, familiares e amigos dos autistas. Foi criada devido à insatisfação dessa comunidade com as políticas públicas e com o sistema de atendimento complementar disponibilizado aos autistas no Estado, gerando um esforço conjunto na luta pelo fortalecimento das mesmas.”

Atualmente a AMAES realiza 491 atendimentos semanais, 1975 atendimentos mensais e até o dia 13/09/21, foram totalizados 23.700 atendimentos.

A representante da AMAES destacou dados do IBGE que apontam o alto índice de brasileiros com deficiência que não possuem instrução ou não completaram o ensino fundamental. “Essa constatação é resultado de uma herança histórica de discriminação, segregação e exclusão de inúmeras gerações de pessoas com deficiência que viveram a experiência do silenciamento da contenção química, da reclusão e da negação de direitos. Precisamos junto a vocês, representantes do Poder Público, nossos representantes enquanto sociedade, pais e família, mudarmos essa história, mostrar que se não há garantia a inúmeras possibilidades para os nossos filhos viverem e conviverem em uma sociedade mais empática.”

Poliana destacou o Projeto Lei 2255/2021 do Vereador Devanir Ferreira. “Este Projeto de Lei vem para dar ainda mais garantia a Legislação Federal garantindo o acompanhamento especializado por meio de uma equipe multidisciplinar, através de estudos de caso, a importância da parceria entre escola famílias e terapeutas.

Reafirmando o compromisso desta Casa de Leis com a causa, os membros do Legislativo se comprometeram a analisar e avaliar a inclusão do Projeto de um Centro Referência de Atendimento a pacientes Autistas no Plano Plurianual (PPA) do Município para que esse núcleo de apoio e interação se torne realidade em Villa Velha.