Dona Arlete quer revogar Lei que proíbe comercialização do jogo RPG em Vila Velha

A pedido de comerciantes e praticantes do jogo RPG (Role Playing Game), a vereadora Dona Arlete conseguiu o aval da Câmara de Vila Velha, na sessão desta segunda-feira (13/04), para aprovar, em primeira discussão, o Projeto de Lei 4.855/19, de sua autoria, que revoga a Lei Municipal nº 3.909/2002 e que permite a comercialização de livros, revistas e card’s do jogo, na cidade. Com o acolhimento dos parlamentares, a matéria agora continuará tramitando nas comissões permanentes do Legislativo, devendo entrar em pauta novamente, em segunda discussão e votação final, nas próximas sessões.

De acordo com Dona Arlete, esta proibição não se justifica, visto que o RPG ajuda a estimular a socialização, a criatividade e a imaginação, bem como a construção do conhecimento. Para a vereadora, o jogo poderia ser utilizado inclusive dentro das escolas, para incentivar a participação e a pesquisa de conteúdos didáticos, em qualquer disciplina.

“Esse jogo utiliza a inteligência, a imaginação e o diálogo para encontrar as melhores respostas para as circunstâncias sugeridas pela aventura. Tudo isso é decidido junto com os demais participantes do jogo, ou seja, incentiva a atuação em grupo. Sem contar que o RPG também estimula a leitura e o desenvolvimento do raciocínio lógico”, defendeu a parlamentar.

Outro ponto destacado por Dona Arlete é a geração de emprego e renda, com a realização de eventos e campeonatos de RPG em Vila Velha. “É comum vermos eventos de RPG em várias localidades do país, proporcionando lazer para as pessoas e ajudando a movimentar a economia local com a abertura de empresas voltadas à comercialização desse tipo de jogo e contribuindo, desta maneira, para a geração de novos postos de trabalho em nossa cidade”, ressaltou.

Confira este projeto de Dona Arlete, na íntegra, acessando o link a seguir:

* Com informações de Yasmin Vilhena/Assessoria de Comunicação/Gabinete/Vereadora Dona Arlete

Editor Chefe: Claudio Figueiredo
Imagens/vídeo: Eder Denadai