Vereadores aprovam Lei que obriga site da PMVV a publicar relatórios de ocorrências atendidas pela Guarda Municipal

A Câmara de Vila Velha aprovou em regime de urgência, na sessão desta quarta-feira (13/11), o Projeto de Lei nº 5634/19, de iniciativa da vereadora Tia Nilma (PRP), que torna obrigatória a publicação, no site institucional da Prefeitura de Vila Velha, das estatísticas de ocorrências atendidas pelos agentes da Guarda Civil Municipal. Com o aval do plenário, a matéria agora seguirá para a sanção do Poder Executivo. Segundo Tia Nilma, os serviços prestados pela Guarda Municipal são de grande importância para a sociedade e devem ser de conhecimento público. “Nossa proposição busca garantir ampla divulgação das ocorrências atendidas pelos guardas, tais como apreensões de armas de fogo e de drogas; prisões; abordagens; recuperação de carros roubados e outras operações. Para isso, a PMVV precisa publicar essas ações em seu site institucional, no mínimo uma vez por semana, e no mês de janeiro, deve divulgar um balanço completo das ocorrências atendidas no ano anterior”, explicou a parlamentar.

Tia Nilma, considera a Guarda Municipal de Vila Velha uma referência estadual e nacional em competência e qualificação para o enfrentamento da violência e da criminalidade, em defesa de toda a população canela-verde: “No Brasil, as Guardas Civis tornaram-se protagonistas na prestação de serviços de segurança pública em âmbito municipal. Em Vila Velha, nossos agentes desempenham muito bem suas funções, no combate ao crime e à violência urbana; na proteção dos funcionários e usuários dos serviços públicos; na preservação do patrimônio do município; e no controle social de conflitos e atos de vandalismo em praças, museus, parques, escolas, unidades de saúde e outros locais de grande concentração de pessoas. O trabalho desses profissionais garante mais segurança e tranqüilidade à nossa sociedade. Por isso, os cidadãos precisam ter acesso aos dados sobre os resultados dos serviços prestados pelos nossos agentes, para avaliar sua importância e eficácia”, justificou.

Confira, no vídeo abaixo, as justificativas de Tia Nilma para a aprovação desta Lei:

Acesse o link abaixo e conheça detalhes sobre este projeto:

* Com informações de Wellinton Xavier/Assessor de Comunicação/Gabinete/Vereadora Tia Nilma

Editor Chefe: Claudio Figueiredo
Imagens/vídeo: Eder Denadai