Anadelso pede ampliação de vacinação contra sarampo, mais viaturas durante a noite e maior debate sobre integração com Transcol

Na sessão desta quarta-feira (14/08) – depois de ouvir atentamente o discurso do PM Chico Siqueira (PHS) sobre a imunização contra o sarampo que acontece no próximo sábado (17), em dois bairros e dois shoppings da cidade – o vereador Anadelso Pereira (DC), que é presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara de Vila Velha,  também se pronunciou sobre o assunto. Ele alertou para o risco de aumento no número de casos da doença e, para evitar um possível surto no município, informou ao plenário que solicitará à Secretaria de Saúde da PMVV que promova ações de vacinação contra o sarampo não apenas em Terra Vermelha e Santa Rita (e não somente nos shoppings Vila Velha e Boulevard), mas em todas as unidades de saúde da cidade.

“Essa vacinação é importante, pois o sarampo é uma doença grave, transmitida por vírus, e que provoca febre alta, mal-estar, coriza, irritação ocular, tosse e falta de apetite, além de manchas vermelhas no corpo. A suscetibilidade ao vírus do sarampo é geral e a única forma de prevenção é a vacinação. Por isso, vamos pedir ao secretário de Saúde, Jarbas Ribeiro de Assis, que promova uma ampla campanha de imunização em toda a cidade de Vila Velha”, disse ele.

MAIS VIATURAS EM RONDAS NOTURNAS

Sobre os problemas da área de segurança pública e as 10 novas viaturas que a PMVV adquiriu para reforçar o trabalho da Guarda Civil Municipal – conforme informou o vereador PM Chico, em discurso feito anteriormente – Anadelso disse que solicitará à Secretaria de Defesa Social e ao Comando da Guarda Municipal que coloque essas viaturas para circular nas ruas da cidade também no período noturno e durante a madrugada, para dar suporte às ações preventivas e repressivas da Polícia Militar, e para compensar o fato de que os agentes municipais não podem abandonar suas bases operacionais para atender ocorrências.

DEBATE SOBRE INTEGRAÇÃO COM TRANSCOL

Em seguida, ainda durante seu pronunciamento, o vereador Anadelso Pereira chamou a atenção do plenário sobre a importância de discutir, de forma mais aprofundada, o projeto do Poder Executivo que prevê a integração do Sistema Municipal de Transporte Coletivo, operado pela Viação Sanremo, ao Sistema Transcol. “Vamos convidar os motoristas e cobradores da Sanremo para debater o assunto, pois há muitas dúvidas a serem esclarecidas acerca desta integração, e tememos que este processo provoque mais desemprego na cidade. A concessão da Sanremo para gerenciar e explorar o Sistema Municipal de Transporte Coletivo, com total exclusividade, só expira em 2025. Até lá, a empresa tem que manter sua responsabilidade social e dar suas contrapartidas ao município, e não apenas entregar a gestão do serviço ao Governo do Estado. Este é um assunto sério, que precisa ser amplamente debatido antes da votação do projeto”, ressaltou.

SEGURANÇA 24 HORAS POR DIA

Ao final do discurso de Anadelso, o vereador PM Chico Siqueira fez questão de explicar que toda força policial, seja a Guarda Municipal ou a Polícia Militar, destaca seu maior efetivo para atuar no período de 7 às 23 horas – quando o comércio e os shoppings estão abertos, quando escolas e faculdades estão funcionando, quando há maior fluência no trânsito e na circulação de pedestres nas ruas.

“Por isso, é normal que após este horário, haja uma redução no efetivo e no número de viaturas. Mas nossa Guarda Municipal tem uma escala especial, de 12 por 36 horas, apenas para cobrir o patrulhamento durante a noite e a madrugada. Mas, infelizmente, não é possível colocar viaturas e instalar bases operacionais de segurança em todos os bairros e praças públicas da cidade”.

Assista o vídeo abaixo e confira o discurso de Anadelso e a participação de PM Chico:

Editor Chefe: Claudio Figueiredo
Imagens/vídeo: Eder Denadai