Comissão de Política Urbana e Rural, e Habitação se reúne com Subsecretário - Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil

Na tarde desta quarta-feira, 01/09, a Comissão Permanente de Política Urbana e Rural e Habitação, composta pelos vereadores Joel Rangel, Renzo Mendes e Osvaldo Maturano, esteve reunida com o Subsecretário-Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Coronel Marcelo D’Isep, que veio apresentar o Plano Municipal de Redução de Riscos Geológicos (PMRR).

O Plano tem por objetivo formular estratégias, estabelecer diretrizes e procedimentos que de forma efetiva possibilite ampliar o conhecimento sobre os processos geodinâmicos, riscos e desastres, com proposição de ações e medidas estruturais e não estruturais.

O Cel. Marcelo D’Isep salientou que, além das obras estruturais, o plano intensifica as medidas não estruturais de gerenciamento de risco, trabalhando intensamente à prevenção dos acidentes nessas áreas. Destacou que em Vila Velha foram diagnosticados 103 setores de riscos geológicos e que as famílias residentes nessas áreas foram cadastradas para que seja desenvolvido um sistema de alerta, monitoramento e controle para as situações de emergência, informação pública e integração com a defesa civil.

O Presidente da Comissão, vereador Joel Rangel explanou sobre o Plano. “Este Plano é importantíssimo, essencial e imprescindível para atuação do poder público na prevenção e no cuidado com a vida quando nos referimos a possíveis desastres geológicos”. Joel ressaltou a importância do mapeamento das áreas de risco e do cadastramento das famílias que residem nessas áreas para a identificação dos problemas e uma atuação mais efetiva do poder publico.

Fotos: Débora Benaim

Publicado em 03/09/2021 às 14h17min