Câmara aprova Programa de Educação Integral em Tempo Integral na Rede Municipal de Ensino

A Câmara de Vila Velha aprovou, nesta quarta-feira (05/01), em Sessão Extraordinária online, o Projeto de Lei nº 006/2022, de autoria do Prefeito Municipal Arnaldinho Borgo (Podemos), que institui o Programa de Educação Integral em Tempo Integral na Rede Pública Municipal de Ensino.

A matéria tem por objetivo ampliar o tempo de permanência dos estudantes nas escolas, os espaços escolares e as oportunidades de aprendizado visando à formação integral de crianças, adolescentes e jovens matriculados nas unidades de ensino de Vila Velha.

Em mensagem de Lei enviada ao legislativo, o prefeito Arnaldinho Borgo explica que "a oferta da Educação em Tempo Integral significará um impulso nas políticas educacionais do município de Vila Velha, buscando uma formação mais ampla das potencialidades das crianças e jovens estudantes. Além disso, eles serão estimulados a desenvolverem não só suas habilidades cognitivas, mas também competências socioemocionais. Assim, um primeiro objetivo da adoção desse modelo é garantir a melhoria da qualidade do ensino no Município".

A oferta de Educação Integral terá carga horária mínima de 7 (sete) horas de permanência diária,  com uma jornada semanal mínima de 35 (trinta e cinco) e considerará, além do currículo comum da escola, atividades de acompanhamento pedagógico e multidisciplinares, culturais e esportivas.

Com o acolhimento do plenário, o projeto seguiu para sanção do Prefeito.