Ações desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Direitos Humanos no Município foi tema da Tribuna Livre na Câmara

Em Tribuna Livre promovida pela Câmara Municipal de Vila Velha, por iniciativa da Vice-Presidente da Casa, a vereadora Patrícia Crizanto (PSB), na sessão desta quarta-feira (25/08), a Secretária Estadual de Direitos Humanos Nara Borgo e o Subsecretário Junior Bola foram convidados para falar sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Direitos Humanos (SEDH) no Município de Vila Velha.

A Secretária Nara Borgo iniciou sua fala fazendo uma explanação sobre o papel da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, sua estrutura e os programas sociais coordenados pela pasta.

Nara Borgo explicou que o Eixo de Proteção Social do Programa Estado Presente é coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos e citou Vila Velha como um dos dez Municípios contemplados com ações do Programa, dentre eles registrou 07 (sete) escolas de educação em tempo integral, cursos do Qualificar ES, o Centro de Atendimento Psicossocial Social (CAPS), além desses projetos que já estão ativos, mencionou que estão previstas para o Município a implantação dos Projetos da Praça Saudável e do Campo Bom de Bola.

Dentre as ações, a Secretária de Direitos Humanos destacou que Vila Velha foi o primeiro Município a receber a “Ação Pela Cidadania” uma grande ação que ocorreu no Bairro Terra Vermelha e reuniu mais de cinco mil pessoas, mas que infelizmente não foi possível a realização de mais outras ações, devido à pandemia do Novo Coronavírus.

Destacou que Vila Velha irá receber dois dos maiores Projetos do Governo do Estado voltado para a juventude, ”o Governo do Estado tem uma compromisso muito grande com os nossos jovens, nossos jovens precisam estudar, precisam se qualificar para o mercado de trabalho, precisam de cultura e lazer, pensando nos nossos jovens o Governo do Estado vai implementar no Município dois Centros de Juventude” Os Centros de Juventudes são espaços onde os jovens poderão ter atendimento psicossocial, um espaço de coworking, acesso a cultura e oficinas. O primeiro Centro de Referência da Juventude será inaugurado em Vila Velha no Bairro de Terra Vermelha e o segundo no Bairro São Torquato. A previsão é que o espaço seja inaugurado no fim de 2020 ou inicio de 2021.

Por fim, a Secretária falou sobre a Rede Abraço “A Rede Abraço possui um Centro de Acolhimento e atendimento às pessoas que têm problemas com drogas, atualmente localizado no Centro do Município de Vitória, mas que atende as demandas de todo o Estado. No Centro de Acolhimento são atendidos os usuários de drogas licitas ou ilícitas e também os seus familiares, pois esse é um problema que afeta toda família”. Salientou que o Governo do Estado irá implementar dois novos Centros de Acolhimento no Estado, um em Cachoeiro de Itapemirim e outro em Linhares.

Fotos: Débora Benaim

Publicado em 31/08/2021 às 14h53min