1º de outubro - Dia Nacional do Vereador

Neste dia 01 de outubro comemoramos o dia Nacional do Vereador, a data foi instituída pela Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1.984, uma homenagem justa a atuação desses parlamentares que se empenham diariamente em favor do desenvolvimento do município.

O vereador é o representante legítimo do cidadão, ele faz o papel de ponte entre a população e o prefeito, aponta os problemas do município, apresenta sugestões e cobra providências junto aos órgãos competentes.

A etimologia da palavra vereador tem origem no verbo verear, que significa verificar, analisar, avaliar. Neste sentido, ele tem a função de denunciar irregularidades, elaborar leis (entre elas, a Lei Orgânica do Município), fiscalizar as contas do Poder Executivo local, além de desempenhar funções de ordem administrativa na câmara municipal onde atua.

A Câmara Municipal de Vila Velha parabeniza todos seus 17 parlamentares pelo dia do vereador. Que cada um continue cumprindo seu papel de fiscalizador e representante do povo comprometido com o município.

Fonte:https://www.interlegis.leg.br/comunicacao/noticias/2010/09/1o-de-outubro-dia-nacional-do-vereador

Fotos: Débora Benaim