Vereadores da Grande Vitória debatem criação de rota turística e cultural

A ampliação do Aeroporto de Vitória, vôos internacionais, a implementação de City Tours na Região Metropolitana, a reativação do Sistema Aquaviário e a inclusão da Baía de Vitória como ponto de parada de navios transatlânticos são assuntos que vêm sendo discutidos desde o mês de abril nas Comissões de Cultura e Turismo das Câmaras Municipais de Vila Velha, Vitória, Serra e Cariacica. Os vereadores deste colegiado intermunicipal estão se reunindo em audiências públicas para construírem, em conjunto, uma nova rota turística e cultural de abrangência metropolitana. E na noite do último dia 29 de junho, o encontro foi na Câmara de Vila Velha.

O vereador Ricardo Chiabai (PPS) foi quem presidiu, na Câmara de Vila Velha, a 5ª audiência pública deste ciclo de debates sobre a construção do Plano Diretor Metropolitano de Turismo e Cultura. O evento reuniu parlamentares de toda a Grande Vitória, como Sandro Bigossi (Guarapari); Janilton Almeida de Carli (Fundão); e Daniel Endlich (Viana), entre outros, que já haviam participado das quatro audiências anteriores: em Guarapari, Viana, Fundão e Serra. O subsecretário de Cultura da PMVV, Eliomar Mazoco, também esteve presente ao debate, ao lado de representantes do Sindicato dos Guias de Turismo de Vila Velha, da Colônia de Pescadores da Prainha, do Exército e do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha.

Segundo Chiabai, depois de elaborado e concluído, o Plano Diretor Metropolitano de Turismo e Cultura será entregue à Assembleia Legislativa como indicação de projeto de lei estadual. Ele disse, ainda, que a elaboração do plano e a criação dos respectivos Fundos Municipais são pré-requisitos para que as cidades da Grande Vitória, integrantes deste movimento, possam receber diretamente recursos federais destinados à implementação de seus projetos nesta área. O vereador informou, por fim, que as próximas audiências com este tema serão realizadas em Cariacica e Vitória.

“O turismo é a terceira maior fonte de renda no mundo, perdendo apenas para a indústria do petróleo (que é altamente poluente) e para a indústria armamentista (que é letal). Mas o turismo é uma indústria sem chaminés e gera uma economia limpa. Vila Velha, como muitos outros municípios do Estado, tem um grande potencial turístico, mas ainda não desenvolvemos plenamente uma infraestrutura compatível para aproveitarmos esta vocação”, explicou o vereador Ricardo Chiabai, que é presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da Câmara de Vila Velha.

Já o vereador de Vitória, Leonil Dias da Silva (PPS) – que vem articulando uma parceria entre as câmaras municipais da Região Metropolitana, para a elaboração do Plano Diretor de Turismo e Cultura – ressaltou a necessidade de integrar o potencial turístico de cada cidade, neste planejamento. “Devemos nos preparar para receber os turistas, em nossa Região Metropolitana, por meio de uma política bem definida e integrada entre os municípios. Nosso objetivo agora é planejar ações conjuntas de curto, médio e longo prazos, para encontrarmos novas oportunidades de enfrentar e superar essa crise econômica que ainda assola o nosso país”, disse Leonil.

Por sua vez, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Vila Velha, Luiz Felipe de Azevedo, também se posicionou sobre o tema, durante as discussões que estiveram em pauta na audiência: “Nosso município tem um imenso potencial nas áreas de Turismo e Cultura. Estamos avançando no processo de integração intermunicipal e este trabalho, que tem sido realizado pelas câmaras municipais da Grande Vitória, certamente renderá bons resultados para todos”, afirmou.

Já o deputado federal Evair de Melo (PV) acredita na força das cidades para transformar suas tradições e manifestações culturais em atividades econômicas. “Precisamos criar ambientes de negócios para que os turistas que visitam nosso Estado sejam bem recebidos, permaneçam por mais tempo, durante sua estadia, e consumam nossos produtos e serviços. Quanto mais eu ando pelo Brasil, mais certeza eu tenho de que o Espírito Santo é um dos mais belos destinos turísticos do país. Vivemos em um lugar maravilhoso, multicultural, com características próprias, tradições seculares, valioso patrimônio histórico e repleto de belezas naturais que todos precisam conhecer”, defendeu o parlamentar.

Fotos: Schenilton Carvalho