Subsecretário municipal de turismo apresenta planejamento para alavancar setor em Vila Velha

Em Tribuna Livre promovida pela Câmara de Vila Velha, por iniciativa do vereador Ricardo Chiabai (PPS), na sessão desta segunda-feira (26/06), o subsecretário de Turismo da PMVV, Carlos Von Schilgen, apresentou detalhes sobre o Plano Municipal de Turismo que está sendo elaborado pela sua equipe,  falou sobre as ações e projetos que já estão em andamento em sua pasta e respondeu várias perguntas e questionamentos feitos pelos vereadores.

Ricardo Chiabai – que assumiu a presidência da Tribuna Livre, durante a apresentação dos projetos da PMVV para a área do turismo –, foi quem abriu os trabalhos e apresentou o subsecretário municipal de Turismo, Carlos Von Schilgen, ao plenário da Câmara: “Nosso convidado tem 36 anos de idade, é morador de Guarapari, formado em Gestão Financeira e Administração nos Estados Unidos, e também é neto de Carlito Von Schilgen, que já foi prefeito de Vitória e vice-governador do Espírito Santo, na década de 1970”, informou ele. O vereador também convidou os demais parlamentares do município para participarem da Audiência Pública sobre Turismo na Região Metropolitana, que acontece na próxima quinta-feira (29), às 19 horas, na Câmara de Vila Velha.

Arquiteto e urbanista, o vereador Ricardo Chiabai iniciou a Tribuna Livre afirmando que o Turismo anda adormecido na cidade, mas pelo potencial turístico de Vila Velha, o Poder Público e os empresários do setor têm o dever de despertar sua vocação: "Não basta apenas reunir, em uma localidade, seus elementos paisagísticos. Nós precisamos trabalhar mais para que o turismo em Vila Velha abrace, de fato, esta sua vocação natural. Mas isso passa pelo entendimento de todos os ramos dessa atividade econômica, que é complexa e rica", afirmou o vereador.

Logo em seguida, o subsecretário municipal de Turismo, Carlos Von Schilgen, elencou uma série de atividades previstas para serem implementadas em Vila Velha, ainda neste ano, sob sua responsabilidade. É o caso do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), cujo primeiro módulo, dos cinco planejados para o município, deverá ser instalado até dezembro próximo.

“Nossas propostas englobam a criação de vários tipos de? circuitos turísticos, que serão trabalhados pela Administração, tais como os circuitos histórico, militar, marítimo, comercial, ambiental, e vários outros. Para dar suporte à divulgação desses circuitos e manter os nossos visitantes bem informados, estamos estruturando a instalação de cinco unidades do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) em Vila Velha: um em cada shopping center e os demais, nos principais pontos turísticos.da cidade”, adiantou o subsecretário.

MAPA TURÍSTICO E MONUMENTOS RELIGIOSOS

Carlos Von também detalhou outras ações turísticas que estão sendo planejadas pelo município, como: a melhoria da iluminação no Convento da Penha; a abertura da Igreja do Rosário à visitação pública; a requalificação do Morro do Moreno, para que o local seja transformado em ‘Adventure Park’; o tombamento do Convento da Penha como Patrimônio Histórico Mundial; o lançamento de um aplicativo para smartphones, tablets e computadores, com acesso online às informações turísticas de Vila Velha (Mapa Turístico); e a instituição do ‘Selo de Qualidade Turística’ para valorizar os estabelecimentos que mais se destacam na qualidade de atendimento aos turistas.

ÔNIBUS TURÍSTICOS

De acordo com o subsecretário da PMVV, a implantação de um ônibus turístico com itinerário especial, interligando todas as praias, o sítio histórico, os shoppings centers e os principais pontos turísticos de Vila Velha, já está em processo adiantado: “O edital para a criação dos serviços dos ônibus turísticos no município será lançado em breve. A licitação vai acontecer nos mesmos moldes do projeto ‘City Tour de Curitiba (PR)’, que é um sucesso”, adiantou.

NAVIOS DE CRUZEIRO E EVENTOS

Segundo Carlos Von, também fazem parte do seu plano de trabalho para fortalecer o Turismo na cidade: negociar com a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) a parada de navios transatlânticos em Vila Velha, para embarque e desembarque de passageiros; produzir um vídeo promocional para divulgar as belezas e atrativos turísticos de Vila Velha  no Brasil e no mundo; e ainda promover eventos turísticos que tenham interface com a cultura, as artes e a gastronomia do município.

“Vamos criar o projeto ‘Vila das Artes’, uma feira permanente com 86 barracas, sendo 76 para a venda de artesanatos e obras de arte e outras 10, para a venda de comidas e bebidas. Esta feira vai funcionar a partir do próximo mês de julho, na Praça Duque de Caxias, às sextas e sábados. Mas também estamos elaborando os projetos ‘Arte na Barra’, ‘Sabor da Barra’ e ‘Festival Gastronômico’, para oferecermos novas opções de lazer e entretenimento para nossos moradores e turistas. Dois desses projetos envolvem os atrativos da Barra do Jucu. Já o Festival Gastronômico será itinerante e vai acontecer uma vês por mês em cada região de Vila Velha”, disse Carlos Von Schilgen.

Assista o vídeo abaixo e confira a apresentação do subsecretário de Turismo Carlos Von, na íntegra:

Fotos: Schenilton Carvalho