Sessão Solene na Câmara marca Dia Nacional da Guarda Municipal

Em comemoração ao Dia Nacional da Guarda Municipal, a Câmara de Vila Velha promoveu, na noite desta terça-feira (10/10), no plenário da Casa, uma Sessão Solene em homenagem e reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela corporação, à cidade, para reforçar a segurança da população. Requerida pelo vereador Mirim Montebeller (PODE), a solenidade contou com a presença de diversas autoridades, como o secretário municipal de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito, Coronel Oberacy Emmerich, e o vice-presidente do Sindicato dos Servidores das Guardas Civis Municipais e Agentes de Trânsito do Espírito Santo (SIGMATES), Gelcimário Norata da Silva. Na ocasião, agentes da guarda foram homenageados com títulos de Honra ao Mérito.

Durante a solenidade, Mirim Montebeller – que também é servidor efetivo da Guarda, licenciado para exercer o mandato de vereador , fez um breve relato sobre o surgimento e da corporação em Vila Velha e disse se sentir orgulhoso por fazer parte da equipe. "É uma honra ser um profissional designado pelo Poder Público para proteger os direitos humanos, o exercício da cidadania e a segurança da população. A luta por melhoria da Guarda é uma luta não só do nosso mandato, mas de todos os vereadores desta Casa de Leis, que com o apoio da mesa diretora e, especialmente, do nosso presidente Ivan Carlini, têm garantido avanços significativos para a Guarda Municipal. Por isso, temos a grata satisfação de promover este importante momento", disse o parlamentar.

O secretário Oberacy Emerich também fez uso da palavra para parabenizar os agentes da Guarda Municipal de Vila Velha e lembrou da atuação da corporação durante a greve da Polícia Militar no Estado.  “Vocês estão colhendo os bons frutos dessa proteção que vocês não deixaram faltar ao cidadão vilavelhense. Vocês têm prestado um serviço de grande relevância para a sociedade. E eu espero que a convivência entre nós seja a melhor possível, para que mais conquistas sejam alcançadas diante do importante trabalho que vêm sendo realizado. Por isso, estou aqui para aplaudir o trabalho de vocês, neste dia de celebração”, frisou.

Já o vice-presidente do SIGMATES, Gelcimário Norata da Silva, assim como alguns agentes da Guarda, também se pronunciaram durante o evento, em agradecimento ao vereador Mirim Montebeller e ao Poder Legislativo, e ainda para fazer algumas cobranças referentes à melhoria das condições de trabalho da categoria, como a instituição do Plano de Cargos e Salários e a regulamentação disciplinar dos servidores da corporação, por exemplo.

No encerramento da Sessão Solene, o vereador Mirim Montebeller justificou a homenagem feita aos servidores da Guarda Municipal, que estão ajudando a fazer de Vila Velha um lugar cada vez melhor e mais seguro para todos os moradores. “Também sou agente da guarda municipal e, mais do que ninguém, conheço de perto a rotina da categoria. Conheço de perto as dificuldades que enfrentamos no dia a dia para exercer nossas funções com qualidade, competência e respeito aos cidadãos. Por isso, como vereador que atua com conhecimento de causa, estou legislando de forma pontual em defesa da dignidade e do profissionalismo das funções desempenhadas pelos meus irmãos. E tenho recebido um grande apoio na elaboração e apresentação de projetos, que estão sempre buscando melhorias e novos avanços para a Guarda Municipal de Vila Velha”, disse.

E Mirim completou: “Nós propomos a gratuidade, nos ônibus do transporte coletivo de Vila Velha, para agentes da segurança pública e a concessão de um importante benefício para a categoria: o Auxílio Fardamento. E também foi de nossa autoria, em parceria com o vereador Reginaldo Almeida, o projeto de lei que institui no município o pagamento de bônus aos agentes da Guarda, por apreensão de armas de fogo. Esta iniciativa busca, ainda, contribuir para o desarmamento em Vila Velha. Temos muitas restrições constitucionais para interferirmos nas ações que cabem às prerrogativas do Poder Executivo, mas trabalhamos por um canal de diálogo propositivo com a Administração, buscando as alternativas possíveis a curto, médio e longo prazos, para o aprimoramento e a estruturação contínua dos serviços da Guarda Municipal e das condições de trabalho dos nossos agentes”, finalizou ele.

Dia Nacional da Guarda Municipal

Em outubro de 2009, foi sancionada a Lei nº 12.066, que instituiu o dia 10 de outubro como sendo o Dia Nacional da Guarda Municipal, e presta homenagem aos profissionais designados pelo Estado para proteger os direitos humanos e o exercício da cidadania.

Editor Chefe: Claudio Figueiredo
Fotos: Gilberto Ribeiro