"Saúde pública em Vila Velha está na UTI", lamenta Tia Nilma

Em seu discurso na sessão desta quarta-feira (14/06), na Câmara de Vila Velha, a vereadora Tia Nilma (PRP) voltou a falar sobre a insatisfação dos moradores da cidade com as falhas dos serviços públicos municipais de saúde: “Temos ouvido relatos e reclamações absurdas de pessoas estão chegando nas filas das unidades de saúde ainda durante as primeiras horas da madrugada, na tentativa de garantirem atendimento. Vejo tudo isso com muita tristeza, porque até hoje a saúde no município continua em coma, na UTI. Mas tenho esperança de que o Poder Público vai conseguir adotar as providências necessárias para reduzir esse tempo exagerado de espera da população, por consultas médicas, realização de exames e atendimento em especialidades oferecidas pela rede municipal”, disse ela.

Tia Nilma afirmou, ainda, que a população é obrigada a pagar seus impostos e suportar uma carga tributária pesada e injusta, para depois receber contrapartidas tão aquém de suas necessidades, por parte do Poder Público: “No PA da Glória, por exemplo, as pessoas chegam no início da tarde, em busca de atendimento, e ficam esperando ali com fome, durante o dia todo, até conseguirem chegar ao consultório médico e depois que são atendidas, já tarde da noite, não têm mais ônibus circulando para voltarem pra casa. E como a maioria  não tem dinheiro para pagar táxis, muitos pacientes precisam ficar acomodados em cadeiras desconfortáveis, na unidade, aguardando o dia amanhecer para então conseguirem ônibus. Isso é desumano. Esta realidade precisa mudar”, lamentou.

TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS DE VALE ENCANTADO

Ainda em seu pronunciamento, Tia Nilma criticou a transferência de alunos de Vale Encantado para uma escola situada em Jardim América, no município de Cariacica. Segundo ela, esses alunos – que moram perto da escola de Vale Encantado e que têm preferência nas matrículas, porque residem no próprio bairro – foram transferidos para Jardim América porque estão faltando vagas em Vale Encantado. “Imaginem a situação dos pais desses alunos? Eles sequer foram avisados sobre esta transferência e agora estão passando pela preocupação de verem os filhos indo estudar longe de casa, ficando expostos a vários tipos de riscos e ainda tendo que pagar passagens de ônibus”.

Confira esse discurso de Tia Nilma na íntegra, assistindo o vídeo a seguir:

Fotos: Schenilton Carvalho