"PMVV volta a analisar qualidade de balneabilidade das praias e lagoas de Vila Velha", informa Mirim Montebeller

O vereador Mirim Montebeller (PTN), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vila Velha, informou, na tarde desta segunda-feira (12/06), que a análise das águas das praias do município já começou a ser feita pela PMVV.“Os primeiros resultados só serão divulgados a partir de julho, porque antes da primeira divulgação, os testes de balneabilidade devem ser repetidos por cinco semanas seguidas. A análise das águas do mar foi suspenso em abril de 2016 e, depois disso, as placas que indicam as condições de banho das praias ficaram em branco, gerando dúvidas na população. Por isso, este trabalho é tão importante”, disse Mirim.

Segundo ele, no total, 14 pontos voltaram a ser monitorados, no trecho que vai da Prainha até a Ponta da Fruta, sendo 12 pontos na orla e outros dois na Lagoa Grande e na lagoa de Morada do Sol. "A gente só pode falar sobre a qualidade das condições de balneabilidade baseado em análises laboratoriais. Depois de coletadas, as amostras são enviadas para um laboratório e passam por várias etapas que vão indicar a qualidade das águas. Depois de um longo processo, a amostra testada também é colocada em uma câmara de raio ultravioleta, pois a fluorescência indica a presença de microrganismos, tais como as bactérias, por exemplo”, explicou o vereador.

Mirim Montebeller esclareceu, ainda, que as últimas análises feitas nas praias de Vila Velha apontavam três locais impróprios para o banho, devido à contaminação das águas por coliformes fecais: a Foz do Rio Jucu, a Praia do Ribeiro e a Prainha. “Por enquanto, a PMVV pede que a população evite esses locais.  Os testes, depois de cinco semanas, vão indicar exatamente onde está próprio e impróprio para banho e todos os locais serão devidamente sinalizados”, acrescentou o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vila Velha.

Fotos: Schenilton Carvalho