"Junho Verde": Morro da Boa Vista recebe mutirão de limpeza e conscientização ambiental

No último final de semana, a vereadora Patrícia Crizanto (PMB), autora da lei que instituiu o “Programa Junho Verde” no município de Vila Velha, participou de um mutirão de limpeza e conscientização ambiental no Morro da Boa Vista – área de risco ambiental que foi atingida por um rolamento de pedra, no início de 2016, ao lado de vários voluntários. “Caminhamos pelo Morro coletando lixo descartado de forma incorreta, nas ruas e becos da comunidade, e paralelamente, distribuímos cartilhas educativas, produzidas em parceria com a VALE, chamando a atenção dos moradores locais para a importância do descarte correto do lixo”, informou a vereadora.

Segundo Patrícia Crizanto, no início deste ano a Prefeitura de Vila Velha realizou um grande mutirão de limpeza naquela região e outro mutirão já está programado para o segundo semestre. “A ação que realizamos no último fim de semana foi mais uma atividade da campanha ‘Junho Verde’, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos e a Defesa Civil. Desta vez, priorizamos uma ação de limpeza voltada para a conscientização popular. É que muitos materiais descartados irregularmente que encontramos durante o mutirão no Morro da Boa Vista vão precisar ser retirados pela equipe de limpeza pública do próprio município”, disse ela.

MUTIRÃO DE LIMPEZA E PLANTIO

DE MUDAS NO MORRO DO CRUZEIRO

Já na manhã desta segunda-feira (12/06), a vereadora Patrícia Crizanto também promoveu uma outra ação de limpeza da “Campanha Junho Verde”, envolvendo também o plantio de árvores. “Estivemos no Morro do Cruzeiro, realizando ações de limpeza e também de plantio de mudas de Ipês e de Abricós-da-Praia, com a participação de alunos da Umef Reverendo Antônio da Silva Cosmo. Também participaram da atividade o vereador Mirim Montebeller (PTN) e os coordenadores da Defesa Civil, Drielly e Augusto Bandeira. Toda a programação teve o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos, que cedeu todo o material necessário para o plantio das mudas. E a empresa Corpus, responsável pela coleta de lixo na cidade, doou os sacos e as luvas”, disse Patrícia.

E ela completou: “Ao todo, foram retirados do local 10 sacos cheios de lixos que as pessoas deixaram ao longo das trilhas. Os alunos que participaram da ação foram informados quanto ao prejuízo de todo esse lixo jogado na natureza. A ideia é que essa conscientização seja repassada para suas famílias. Além disso, plantamos mais de 30 mudas de árvores nativas da região, nesta primeira ação que realizamos naquele local. E vamos continuar trabalhando naquela região. Inclusive, já encaminhamos ao Poder Executivo um projeto de nossa autoria, propondo a construção de um parque urbano no Morro do Cruzeiro”.

Fotos: Schenilton Carvalho