Ivan Carlini toma posse como presidente da Câmara pela sexta vez consecutiva

Diante de galerias lotadas e na presença de representantes do Poder Judiciário, da Assembleia Legislativa, do Ministério Público e da Prefeitura Municipal – além de líderes comunitários, ex-vereadores e da população em geral – a Câmara de Vila Velha promoveu, na tarde desta quarta-feira (02/01), a solenidade de posse dos membros de sua nova Mesa Diretora e dos novos presidentes e integrantes de suas 12 Comissões Permanentes, para o biênio 2019/2020.

Em clima tranqüilo e harmonioso, o evento contou com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais, que presenciaram um momento inédito na história política de Vila Velha, marcado pela recondução do vereador Ivan Carlini para o seu sexto mandato consecutivo como presidente do Legislativo canela-verde.

ABERTURA DA SESSÃO

Durante a sessão, os trabalhos foram conduzidos pela vereadora Patrícia Crizanto, que abriu a cerimônia convidando, para compor a mesa, o presidente da Câmara de Vila Velha, Ivan Carlini; os vereadores Zé do Renascer e Tia Nilma; os deputados estaduais Dr. Hércules Silveira e Dr. Hudson Leal; o vice-prefeito Jorge Carreta (representando o prefeito Max Filho, que estava em viagem); o Juiz de Direito Alcemir Pimentel; a Procuradora de Justiça Corregedora, Andréia Cardoso; a Procuradora de Justiça, Karla Sandoval; o Procurador Geral do Município, José de Ribamar; o ex-prefeito Neucimar Fraga; o advogado George Alves (representante do Dentran-ES); e Gilson Nunes (representando o deputado estadual Nunes).

NOVA MESA DIRETORA

Em seguida, tomaram posse de seus cargos na nova Mesa Diretora, o presidente Ivan Carlini; o 1º vice-presidente, Valdir do Restaurante; o 2º vice-presidente, Adeílson Hortisuper; a 1ª Secretária, Patrícia Crizanto; o 2º Secretário, Mirim Montebeller; e o 3º Secretário, PM Chico Siqueira. Confira este momento assistindo o vídeo abaixo:

 

MENSAGEM DO ORADOR

Após a posse dos membros da nova Mesa Diretora, o vereador Professor Heliosandro Mattos usou a palavra como orador, representando todos os parlamentares da Câmara de Vila Velha. Em seu discurso, ele ressaltou as credenciais administrativas, legislativas e políticas do presidente Ivan Carlini, reconhecendo sua capacidade de gestão e sua habilidade em promover o diálogo, o entendimento e a união de esforços entre todos os vereadores, em torno de uma saudável parceria com o Poder Executivo Municipal, com o Governo do Estado, com os deputados estaduais, com a bancada federal capixaba, com o Tribunal de Contas, o Ministério Público Estadual e o Poder Judiciário do Espírito Santo:

“O Legislativo canela-verde é uma instituição que conta com a união de todos os parlamentares, visando atender aos anseios da população e da própria cidade, dentro daquilo que nossa prerrogativa permite. O trabalho de Ivan na presidência da Câmara se renova a cada dia, sempre pautado pelas boas práticas e pelo interesse público. Liderando esta Casa pela sexta vez, ele tem o apoio incondicional de seus pares para prosseguir tomando a dianteira e garantir que, mesmo nos piores momentos de crise econômica, a Câmara de Vila Velha possa continuar devolvendo aos cofres municipais recursos economizados pelos vereadores. E só nesses dois primeiros anos da atual Legislatura, a Casa devolveu mais de R$ 3 milhões à PMVV. Isso só foi possível graças ao controle de custeio implementado pelo presidente Ivan Carlini”, afirmou Heliosandro.

E ele completou: “Também posso citar outros exemplos da boa gestão de Ivan, à frente da Câmara, falando da parceria com o Tribunal de Contas e da disponibilização de um Portal de Transparência que hoje é apontado como referência no Estado. Além de implantar a Ouvidoria Parlamentar e o controle biométrico de freqüência (ponto eletrônico), Ivan conquistou credibilidade e deu outra demonstração de transparência em seu trabalho, tornando Lei a obrigação de que todos os procedimentos de licitação da PMVV e da própria Câmara, incluindo contratações de serviços e compras de bens e materiais, sejam transmitidos pela internet, em tempo real, para acompanhamento público. Nesses tempos de absoluta crise política, ética e moral, a promoção da transparência, a realização de um trabalho sério e as provas inequívocas de respeito ao povo da nossa cidade, são razões mais do que suficientes para justificar a continuidade de Ivan Carlini como presidente do nosso Poder Legislativo”. Acompanhe este discurso assistindo o vídeo a seguir:

 

MÉRITO RECONHECIDO

Depois da fala do orador Heliosandro Mattos, também fizeram uso da palavra: o Juiz de Direito Alcemir Pimentel (representando o Poder Judiciário); a Procuradora de Justiça, Karla Sandoval (representando o Ministério Público); o deputado estadual Dr. Hércules Silveira (representando o Legislativo Estadual); o ex-prefeito Neucimar Fraga (representando a classe política vilavelhense) e o vice-prefeito Jorge Carreta (representando o Executivo Municipal). Todos reconheceram os bons resultados da gestão do presidente Ivan Carlini à frente da Câmara de Vila Velha, desde 2008, e salientaram suas qualidades como homem público e agente político.

O apoio de Ivan aos prefeitos que passaram pela Administração de Vila Velha nos últimos 10 anos – Neucimar Fraga, Rodney Miranda e Max Filho –, o compromisso dos vereadores em contribuírem para a governabilidade do município e para ampliar a parceria do Legislativo canela-verde com as instituições do Poder Público foram as principais marcas da atuação dos parlamentares da cidade, sob a liderança de Ivan Carlini. As autoridades que discursaram durante a solenidade de posse da nova Mesa Diretora da Câmara assinalaram essas observações, de forma cordial e muito respeitosa. Confira no vídeo abaixo:

 

EXEMPLO A SER SEGUIDO 

No final da cerimônia, os vereadores Reginaldo Almeida, Arnaldinho Borgo, Tia Nilma, PM Chico Siqueira, Dona Arlete e Valdir do Restaurante também se pronunciaram em reconhecimento ao bom trabalho realizado por Ivan Carlini ao longo dos seus 26 anos de atuação parlamentar e 10 anos como presidente da Câmara de Vila Velha. Em seus discursos, os vereadores foram unânimes em destacar os diferenciais que fizeram de Ivan um exemplo a ser seguido, seja como articulador político, como mediador de conflitos, como pacificador ou como gestor público responsável e austero, que respeita o erário e a confiança popular.

Homem de origem simples, de família humilde, que veio de baixo e entrou para a história política de Vila Velha como símbolo da aprovação popular, o presidente Ivan Carlini foi elogiado e homenageado por todos os vereadores, que também demonstraram admiração pelo choque de moralização dos gastos da Câmara Municipal, que Ivan promoveu desde que assumiu seu primeiro mandato como presidente.

A extinção das verbas de gabinete e o congelamento dos salários foram alguns exemplos citados pelos parlamentares, sobre o rigor do trabalho de Carlini para reduzir as despesas do Legislativo. Devido ao pulso forte do presidente, os vereadores de Vila Velha recebem, hoje, os menores vencimentos entre todos os demais vereadores da Grande Vitória. Além disso, os edis não têm direito ao uso de carros e nem de telefones celulares pagos com dinheiro público, e também não recebem o 13º salário, o auxílio-alimentação ou qualquer outro tipo de benefício. E quem falta ao trabalho sem comprovar justificativa tem o dia cortado. Assista o vídeo abaixo e confira os pronunciamentos dos parlamentares sobre o presidente Ivan:

 

IVAN AGRADECE APOIO

No encerramento da sessão de posse dos membros da nova Mesa Diretora da Câmara de Vila Velha, o presidente da Casa, Ivan Carlini – que entrou para a história da cidade como o primeiro e único parlamentar a ser eleito sete vezes seguidas como vereador e a ser conduzido seis vezes consecutivas para comandar o Poder Legislativo – fez um discurso de agradecimento ao apoio recebido da população canela-verde e também dos demais colegas da Câmara, para construir uma trajetória política e eleitoral digna de reconhecimento e admiração, devido aos seus méritos, resultados e conquistas efetivadas em nome das comunidades do município.

Em seu pronunciamento, Ivan fez questão de citar vereador por vereador e de apontar as qualidades de cada um no exercício de seus mandatos, enaltecendo suas contribuições e serviços prestados à população, na luta da Câmara para ajudar a resolver os problemas da cidade, a buscar investimentos na melhoria da infraestrutura urbana dos bairros, a ouvir as comunidades e a defender a independência e a harmonia entre os poderes. O presidente Ivan também reforçou a importância da soma de esforços e do trabalho conjunto de todos os parlamentares, em prol do desenvolvimento ordenado de Vila Velha, da geração de emprego, renda e impostos no município, e do controle de gastos de recursos públicos: “Na história desta Casa de Leis, nunca houve um presidente que economizasse e devolvesse recursos aos cofres municipais, como resultado do esforço de todos os vereadores”, assegurou.


IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA

Segundo Ivan, o apoio e a força da família, em toda a sua trajetória na vida pública, foram determinantes para que seu trabalho fizesse a diferença. Ele também repudiou as maldades, a indústria dos boatos, a propagação de notícias inverídicas (fake news) e a disseminação de críticas infundadas, por parte de desafetos políticos que agem em nome de interesses escusos, principalmente nas redes sociais, para atingir representantes da classe política vilavelhense, capixaba e brasileira:

“Quem exerce um mandato e uma função pública, infelizmente está exposto a esse tipo de situação (injúria, calúnia e difamação), cujo objetivo é tão somente causar desgaste à nossa reputação perante à opinião pública. No entanto, o que mais me entristece é o sofrimento que esses ataques e mentiras causam às nossas famílias, filhos, amigos, apoiadores e eleitores. Essa é uma atitude condenável e injusta, que repudiamos. Mas as pessoas só jogam pedras em árvores que dão frutos. Isso não é motivo de ódio, mas esperança de que os seres humanos - sobretudo a sociedade e os governantes - tenham mais amor ao próximo, mais solidariedade e mais espírito público e humanitário. Pra gente melhorar o mundo, isso é necessário”, disse ele.

 

ATUAÇÃO PROPOSITIVA

Ivan Carlini afirmou, ainda, que a boa política é feita com base no trabalho, na honestidade e no compromisso com a população. “Aqui, nesta Casa, ninguém faz oposição ao prefeito e nem à Administração Pública. Mas também não existe subserviência. O fato é que não somos contra ninguém, somos a favor da cidade e do povo. Tudo aquilo que é bom para os moradores de Vila Velha, nós apoiamos, sem nenhum interesse político ou partidário. Atuamos de forma propositiva e queremos ajudar a resolver os problemas, as demandas e as carências das comunidades, porque todos os dias somos cobrados a dar respostas”, registrou.

E ele acrescentou: “Os vereadores desta Casa também cobram providências à PMVV e fazem críticas ao Poder Executivo, mas isso é próprio do parlamento, assim como a divergência de opiniões e o debate de idéias. Mas todos trabalham pelo sucesso da Administração e querem dar condições ao prefeito, para que ele melhore a qualidade de vida da população, pois sabemos que o sucesso do prefeito é o sucesso de toda a cidade. E queremos o melhor para Vila Velha. O povo não suporta mais brigas e confrontos políticos. O povo quer resultados. E é justamente para buscar resultados que nós continuamos na vida pública”.

 

ESPÍRITO PÚBLICO

 

No final de seu discurso, o presidente da Câmara de Vila Velha lembrou que, ainda no início da Legislatura passada, durante a Administração Rodney Miranda, o Legislativo canela-verde mantinha R$ 4 milhões em caixa para construir uma nova sede – mais moderna e mais ampla, aproveitando a cessão de um imóvel do Poder Executivo –, mas recuou e desistiu do projeto, devido à queda de arrecadação da PMVV e dos reflexos da crise econômica nacional nas receitas municipais, naquele período crítico.

“Ao invés de gastarmos dinheiro público com a construção de uma nova sede para a Câmara, nós devolvemos todos os recursos ao prefeito, para que ele pudesse investir em obras e serviços públicos. Fizemos isso devido ao nosso compromisso com a cidade, já que o dinheiro não é nosso e, sim, do povo. É com esta visão que a gente trabalha e que continuaremos trabalhando, fazendo a nossa parte. Vila Velha pode contar com todos os 17 vereadores desta Casa, pois nosso único patrão é o povo”, afirmou Ivan Carlini. Assista o vídeo abaixo e acompanhe este discurso do presidente na íntegra e em detalhes:

Departamento de Comunicação
Câmara Municipal de Vila Velha 
Jornalista responsável: 
Claudio Figueiredo
Imagens/vídeo: Eder Denadai
Fotos: Léo Victor
Tel.: 
(27) 3349-3252
comunicacao@vilavelha.es.leg.br