Imóvel ocupado por antigo hospital em São Torquato será transformado em nova unidade de saúde

Na sessão da Câmara de Vila Velha desta quarta-feira (14/06), a vice-presidente da Casa, vereadora Patrícia Crizanto (PMB), informou ao plenário sobre a reunião que ela e o líder do prefeito no Legislativo, Rogério Cardoso (DEM), estiveram participando, na manhã desta mesma quarta, no gabinete do prefeito Max Filho (PSDB). Segundo Patrícia, a pauta do encontro foi a cessão de uso da área ocupada atualmente pelo ambulatório do antigo Hospital Dona Branca, em São Torquato – que pertence à Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) – para que o município possa transformar o imóvel, de 780 metros quadrados, em uma nova unidade de saúde.

Segundo Patrícia, a diretora de Planejamento e Desenvolvimento da Codesa, Mayhara Chaves, também participou da reunião e acenou positivamente para a parceria com o município, visando ceder a referida área para uso em benefício da comunidade. “A proposta, de transformar o local em uma nova unidade de saúde, também foi defendida pelo secretário municipal de Planejamento, Ricardo Santos, e pelo procurador geral do município, José de Ribamar Lima Bezerra. Trata-se de uma antiga reivindicação dos moradores de São Torquato, que também atenderá aos moradores de outros bairros da Região 4, como Cobi de Baixo e de Cima, Sagrada Família e Chácara do Conde”, informou a vereadora.

De acordo com ela, um protocolo de intenção deverá ser assinado entre a PMVV e a Codesa, iniciando assim o processo de cessão de uso da área. “É interesse do município assumir aquele imóvel, reformá-lo e ampliá-lo, com o objetivo de implantar a nova unidade de saúde de São Torquato. Essa conquista é de grande importância para a comunidade, pois a unidade de saúde do bairro funciona em um prédio de dois andares, totalmente inadequado para atividades da área de saúde, pois não oferece acesso para cadeirantes e nem para pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção”, disse ela.

REABERTURA DA DELEGACIA DE POLÍCIA

Patrícia Crizanto encerrou seu pronunciamento informando, ainda, que o prefeito Max Filho confirmou que os recursos para a reforma e a ampliação do espaço que será ocupado pela nova unidade de saúde de São Torquato já foram garantidos no Orçamento Geral da União. A parlamentar também deu uma outra boa notícia à comunidade: “Já conseguimos uma resposta positiva da Superintendência de Polícia Civil para a reabertura da Delegacia de Polícia que atende à região. A delegacia estava passando por uma correição e, portanto, não estava em condições de atender às demandas de segurança dos moradores locais. Mas agora isso vai mudar e, por este motivo, também quero fazer um agradecimento especial à Polícia Civil por esta conquista”, finalizou a vereadora.

NOVA SEDE PARA COMPANHIA DA POLÍCIA MILITAR

Na tentativa de ajudar a melhorar as condições de trabalho dos policiais militares que atuam em Vila Velha, a vereadora Patrícia Crizanto, com o apoio do colega vereador PM Chico Siqueira (PHS), também já havia se reunido com diretores da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), para solicitar a cessão de uso de uma área localizada nos arredores da região portuária, ao lado da linha férrea, em São Torquato, para que seja construído um módulo da Companhia Independente da PM, no local. “É que atualmente, a Cia da PM que atende aos moradores de São Torquato, Vila Garrido, Santa Rita, 1º de Maio e muitos outros bairros, funciona em uma ‘casinha’ com espaço muito reduzido, situada no Conjunto Barcelos, que não oferece condições adequadas para o seu funcionamento”, explicou ela.

Assista o vídeo abaixo e confira este pronunciamento de Patrícia Crizanto na Câmara de Vila Velha:

Fotos: Schenilton Carvalho