Frente Parlamentar de Promoção da Igualdade Racial realiza primeira reunião de trabalho

Na sessão desta segunda-feira (30/10), na Câmara de Vila Velha, a vereadora Patrícia Crizanto (PMB) usou a palavra para informar ao plenário sobre a realização da primeira reunião da Frente Parlamentar de Promoção da Igualdade Racial, que aconteceu na última sexta-feira (27). Segundo ela, que criou e preside esta Frente, é preciso que todos os parlamentares do município somem esforços para contribuir com a elaboração de novas leis, projetos e políticas públicas que sejam capazes de fortalecer a luta pela igualdade racial e contra o preconceito em Vila Velha.

Sobre os trabalhos desta Frente Parlamentar, Patrícia informou que a primeira reunião serviu de espaço para discutir o contexto histórico da ausência de pessoas negras em cargos concursados em Vila Velha e aproveitou para contar um pouco sobre o projeto de lei que está sendo construído com ajuda de representantes de movimentos negros e da própria sociedade civil, visando estabelecer a reserva de 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos do município – para o provimento de cargos efetivos – a candidatos negros. “Sabemos que a Secretaria Municipal de Educação já designou uma equipe para trabalhar nesta questão, mas precisamos de muito mais. Precisamos juntar nossas forças para mudar esta realidade e evitar que a discriminação racial continue fazendo vítimas em nossa cidade, como acontece todos os dias”, disse.

Ainda em seu discurso, a vereadora Patrícia Crizanto agradeceu e valorizou a participação da Drª Patrícia Silveira – presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/ES – e da colaboradora Yara Marina, no importante desafio de ajudar a promover a igualdade racial em Vila Velha. “Também quero convidar meus pares nesta Casa para que sejam membros da nossa Frente Parlamentar. Sei que os problemas raciais não se resolvem do dia para a noite, mas temos que manter essa discussão em uma pauta permanente em busca de soluções e projetos. Os movimentos negros estão acompanhando nossa atuação e também se colocaram à disposição da Frente para intensificarmos o debate deste tema. Nosso mandato está focado neste propósito porque esta é uma causa de todos nós, que desejamos construir uma cidade melhor, mais humana e com oportunidades para todos”, ressaltou a parlamentar.

Ao encerrar suas palavras, Patrícia lembrou ao plenário que esteve, há 15 dias, na Tribuna da Câmara de Vila Velha, falando sobre este assunto e lamentou o fato de que os negros (homens e mulheres) ainda são maioria entre a população carcerária do país. “Os presídios e cemitérios do Brasil estão lotados de pessoas negras. O que fazer para mudar essa realidade? Este é o principal questionamento que estamos fazendo na Frente Parlamentar de Promoção da Igualdade Racial. Trata-se de um assunto extremamente importante e o envolvimento de todos é fundamental. Nossas reuniões são abertas e quem quiser participar será muito bem-vindo. A próxima reunião do grupo acontecerá no próximo dia 30 de novembro, aqui em nosso plenário”.

Confira este discurso de Patrícia Crizanto assistindo o vídeo abaixo:

Editor Chefe: Claudio Figueiredo
Fotos: Gilberto Ribeiro