Frente em defesa da acessibilidade define calendário de ações para adequar prédio da Câmara

A Frente Parlamentar em Defesa da Acessibilidade, criada e presidida pelo vereador Ricardo Chiabai (PPS), e também integrada pelos membros Heliosandro Mattos (PR), Mirim Montebeller (PTN) e Bruno Lorenzutti (PTN), se reuniu na tarde desta quarta-feira (31/05), na Câmara de Vila Velha, com o presidente Ivan Carlini (DEM), para discutir a elaboração de um calendário de ações envolvendo as obras de adaptação que deverão ser executadas na sede do Legislativo, na Prainha, para tornar a Casa plenamente acessível.

Segundo Chiabai, desde o final do ano passado, o prédio da Câmara de Vila Velha e seu entorno vêm passando por reformas importantes, para que o Legislativo possa cumprir as recomendações feitas pelo Tribunal de Contas do Estado. Esta recomendação preconiza que prédios públicos promovam a acessibilidade plena em suas instalações, para garantir o direito das pessoas com deficiência, de terem livre acesso aos órgãos municipais.

“Nossa luta já obteve avanços importantes, graças à sensibilidade e ao espírito público do presidente Ivan Carlini, que determinou a reforma das calçadas da Câmara, a construção de uma rampa (com corrimão) para acesso à recepção, a adaptação do banheiro do andar térreo e uma mudança estratégica no plenário, que garantiu espaço para os cadeirantes, que agora já podem assistir nossas sessões sem nenhuma dificuldade”, disse Ricardo Chiabai.

Ainda de acordo com o parlamentar – cujo mandato tem como principal bandeira de luta a garantia da acessibilidade plena em Vila Velha – o acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida aos pavimentos superiores da Câmara deverá ser providenciado até o fim deste ano. Segundo o calendário preliminar, no recesso legislativo do próximo mês de julho, a Câmara já deverá dar início às novas intervenções.

“A elaboração deste cronograma de ações, em sintonia com a presidência do Legislativo, será um passo decisivo para conquistarmos novos avanços. O cronograma prevê, inclusive, a instalação de um elevador para assegurar o acesso das pessoas com deficiência ao primeiro e ao segundo andares do prédio, onde funcionam os gabinetes parlamentares e vários departamentos da instituição. Como arquiteto e urbanista, poderei ajudar ainda mais na realização deste projeto", se comprometeu o vereador.

Após o registro feito por Ricardo Chiabai, na sessão desta quarta-feira (31), o presidente da Câmara de Vila Velha, Ivan Carlini, e o vereador Heliosandro Mattos (PR), também se manifestaram sobre a iniciativa e elogiaram o esforço e o comprometimento de Chiabai, com a causa da acessibilidade. Assista o vídeo abaixo e acompanhe esses pronunciamentos:

Fotos: Schenilton Carvalho
comunicacao@cmvv.es.gov.br