Adeílson quer manter escolas municipais abertas nos fins de semana e nos recessos

Foi aprovado, na sessão desta quarta-feira (01/11), na Câmara de Vila Velha, o Projeto de Lei nº 2.897/17, de autoria do vereador Adeilson Horti Super (PSD), que autoriza a abertura das escolas públicas municipais nos finais de semana e períodos de recesso, para a realização de atividades culturais, esportivas, de lazer e de reforço escolar. A matéria, que foi acolhida pelo plenário após segunda discussão, agora segue para a sanção do Poder Executivo.

Segundo o vereador Adeílson, a abertura das unidades da rede municipal de Educação em períodos de recesso requer a organização de um conjunto de atividades, com o objetivo de incentivar os alunos, seus pais e suas comunidades a participarem de forma interativa da programação de cada escola.

“Abrir as escolas para as comunidades é um ganho duplo: ganho para as escolas e ganho para as comunidades. Com isso, os moradores dos bairros passarão a ver suas escolas como um ponto de encontro e um local seguro para o convívio social, para o lazer, a cultura e a integração comunitária. E as escolas deixarão de ser apenas um espaço para aulas e o ensino de suas disciplinas, para se tornarem núcleos interativos", explicou Adeílson Horti Super.

De acordo com ele, o desenvolvimento deste programa deve conter, entre outras atividades, a promoção de palestras e debates, a exibição de filmes e vídeos, a realização de oficinas e ações esportivas em defesa da educação, tendo como bases os espaços internos das escolas. "Vale lembrar que durante as férias escolares, muitos alunos ficam ociosos, sem ter o que lazer e sem ocupação produtiva, justamente por falta de opções e de espaço para participar de atividades", justificou o vereador.

Acesse o link abaixo e conheça na íntegra este projeto:

Fotos: Schenilton Carvalho