Doulas e engenheiros serão homenageados em Sessões Solenes nesta segunda e terça (11 e 12)

O vereador Arnaldinho Borgo (PMDB) realizará duas Sessões Solenes na próxima semana, na Câmara de Vila Velha: uma na segunda-feira (11/12), em homenagem ao “Dia do Engenheiro” e outra, na terça-feira(12/12), em homenagem ao “Dia da Doula”. Ambas as solenidades terão início a partir das 19 horas, no plenário da Casa. Segundo Arnaldinho, as cerimônias cumprem o objetivo de prestigiar os profissionais que buscam melhores condições de segurança nas edificações e também aos que atuam na prestação de assistência às gestantes do município. “São profissionais engajados, comprometidos e que merecem destaque e reconhecimento pelos serviços que prestam à cidade e ao povo de Vila Velha”, disse o parlamentar.

DIA DO ENGENHEIRO

A Sessão Solene em homenagem ao Dia do Engenheiro –, data que será oficialmente comemorada em 11 de dezembro – contará com a presença de profissionais de diversas especialidades e técnicos de engenharia, que atuam nos projetos de expansão imobiliária da cidade e nas obras públicas. Ao todo, serão homenageados aproximadamente 50 profissionais de Engenharia.

“A data para homenagear estes profissionais foi escolhida por conta da promulgação do Decreto Federal nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regula o exercício da profissão de engenheiro, arquiteto e agrimensor. Depois disso, a profissão passou a ser fiscalizada pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura (CREA), subordinados ao Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (CONFEA). Mais tarde, em 1966, o decreto foi revogado pela Lei nº 5.194/66, que hoje representa a legislação vigente envolvendo a regulamentação da profissão”, explicou Arnaldinho.

DIA DA DOULA

Já para celebrar o Dia da Doula – profissional que presta serviço de suporte físico e emocional a gestantes, antes, durante e após os partos –, o vereador Arnaldinho informou que serão homenageadas 15 mulheres que atuam no exercício da profissão em maternidades e hospitais da Grande Vitória.

“A palavra ‘Doula’ vem do grego e significa ‘mulher que serve’. Hoje, esta denominação é utilizada em referência a mulheres da área da saúde que trabalham orientando e prestando assistência às mães, desde a gestação dos bebês até após o parto. Seu papel é oferecer conforto, encorajamento, tranqüilidade, suporte emocional, físico e informativo durante o período de intensas transformações que as futuras mães vivenciam neste período”, informou o parlamentar.

De acordo com ele, a atuação da “Doula” durante o parto é reconhecida e estimulada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Estudos mostram que a presença da Doula ajuda a diminuir em 50% o número de cirurgias cesarianas, em 25% a duração do trabalho de parto, em 60% os pedidos de analgésicos peridurais, em 40% o uso de ocitocina e em 40% o uso de fórceps. O apoio profissional recebido durante o trabalho de parto e pós-parto aumenta a sensação de bem-estar e segurança da mãe, o que também ajuda no combate à depressão pós-parto”, acrescentou Arnaldinho.

Editor Chefe: Claudio Figueiredo
Fotos: Gilberto Ribeiro