Celebração do "Dia de Nossa Senhora da Penha" fará parte do calendário oficial de eventos

Na sessão desta segunda-feira (29/05), a Câmara de Vila Velha derrubou o veto integral interposto pelo Poder Executivo ao Autógrafo de Lei nº 3635/17 – referente ao PL nº 1.623/17, de autoria do vereador Arnaldinho Borgo (PMDB) –, que inclui no Calendário Oficial de Eventos da cidade o “Dia de Nossa Senhora da Penha”, e que institui a data como feriado municipal. De acordo com a proposição – que agora deverá ser promulgada diretamente pelo Legislativo –, o evento anual deverá ser celebrado em datas móveis, sempre na 2ª segunda-feira após a Semana Santa.

Arnaldinho justificou a matéria informando tratar-se do evento de maior representação da fé católica no Espírito Santo, e que também se destaca como a terceira maior festa religiosa do Brasil. “Todos os anos, a partir de agora, vamos encerrar a tradicional Festa da Penha comemorando, também, o Dia de Nossa Senhora da Penha, que apesar de ser a padroeira do nosso Estado, ainda não tinha uma data inscrita oficialmente no Calendário de Eventos de Vila Velha. Desta forma, esperamos contribuir ainda mais com as celebrações religiosas que alimentam a fé e a cultura do nosso povo, e que marcam presença de grande importância neste contínuo processo de construção da nossa história”, ressaltou ele.

E o parlamentar completou: “Inclusive, ao tornarmos oficiais eventos como este, fica mais fácil viabilizarmos a inclusão de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais, além de idosos, gestantes e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Afinal, esta é uma festa de todos os cristãos e, por isso, todos precisam ter condições de participar. E buscando se organizar previamente, a PMVV poderá oferecer essas condições, garantindo também toda a estrutura necessária para isso”, defendeu Arnaldinho Borgo.

Acesse o link abaixo e conheça esta proposição na íntegra:

Fotos: Schenilton Carvalho
comunicacao@cmvv.es.gov.br