Câmara promove sessão solene em homenagem ao “Dia do Soldado”

A noite desta segunda-feira (21) foi marcada pela realização de uma sessão solene em homenagem ao “Dia do Soldado”, comemorado oficialmente em 25 de agosto (próxima sexta-feira). Durante o evento, realizado na Câmara de Vila Velha e promovido pelo vereador PM Chico Siqueira (PHS), foram homenageados 30 Policiais Militares, sendo 20 do 4º Batalhão e 10 da 13ªCIA Independente. A iniciativa contou com o apoio dos colegas parlamentares da Casa.

Na ocasião, foi lembrada a história que deu origem a comemoração da data – nascimento do patrono do exército brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Fizeram a composição da mesa o presidente da Câmara, vereador Ivan Carlini, o secretário de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito, Cel Oberacy Emmerich Júnior, o Comandante do 4º Batalhão, Tem Cel Biato, o Comandante da 13ª CIA Independente, Major Hollanda, além os vereadores Zé do Renascer (PTC), Tia Nilma (PRP), Anadelso Pereira (PSDC), Oswaldo Maturano (PRB), Patrícia Crizanto (PMB), Reginaldo Almeida (PSC) e Arnaldinho Borgo (PMDB).

PM Chico agradeceu a presença de todos e se mostrou emocionado por também carregar a carreira de militar.  “Vocês tem nesta Casa de Leis um representante da PM, e no que depender de mim, serão valorizados pela sociedade vilavelhense com sessões como esta todos os anos. Tenho muito orgulho de fazer parte da família da Policial Militar do Espírito Santo e acredito que todos vocês também. Agradeço meus pares por terem me ajudado a realizar esta homenagem”, finalizou.

Já o presidente Ivan Carlini elogiou os homenageados e afirmou  que não sabe o que seria da sociedade sem estes profissionais. “A PM sofre por não ser reconhecida, mas acredito que um dia terão o devido reconhecimento como uma das instituições mais importantes para a sociedade. Parabéns PM Chico pela sua luta. São raros os dias que este vereador não defende a briosa Polícia Militar nas sessões desta Casa. Vocês estão muito bem representados”, garatiu.

Para o coronel Emmerich é necessário homenagear os policiais todos os dias porque eles precisam de socorro. “Não se culpem pelas mortes que ocorreram no mês de fevereiro. A PM não fez greve. A responsabilidade não é de vocês, nem das suas famílias e nem da sociedade, a responsabilidade é da intolerância que paira sobre o mundo que vivemos. Parabéns Siqueira pela iniciativa, vocês merecem todas as homenagens”.

“Parabenizo a todos por esta homenagem, é mérito todo de vocês. Foi difícil indicar apenas 10 nomes, pois são muitos policiais que se dedicam e que mereciam essa homenagem, mas todos estão representados através dos senhores e senhoras”, disse o Major Hollanda ao entregar as moções junto aos demais colegas.

Fotos: Schenilton Carvalho