Audiência Pública discute políticas em favor dos servidores públicos de Vila Velha

Por iniciativa do vereador Bruno Lorenzutti (PTN), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Servidores Públicos Municipais, o Legislativo promoveu, na noite desta quinta-feira (22), audiência pública para discutir políticas que favoreçam a categoria em Vila Velha. Estiveram presentes na reunião vereadores, servidores e secretários municipais, representantes de Sindicatos como Sinfais e Sindiupes, e ainda a sociedade civil organizada. Para o vereador proponente da audiência, é necessário tratar das reivindicações, e atuar e monitorar a execução de ações, planos e projetos de interesse do funcionalismo municipal.

Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos (Sinfais), Ricardo Aguilar, fez uso da palavra para situar os presentes sobre a Greve Geral no município. “O nosso processo está estagnado na justiça, mas sustentaremos nossa posição de manter a greve até o prazo final, 05 de julho, aguardando que a administração negocie o ajuste com a categoria”, enfatizou, falando ainda sobre o plano de cargos e salários e incentivos, protocolado pelo vereador Bruno e que ainda se encontra parado na PMVV.

O secretário de Governo, Saturnino de Freitas Mauro, também se inscreveu para fazer uso da palavra informando que a Administração está aberta ao diálogo e que, por isso, foi criada uma Comissão Permanente de Negociação. Falou ainda sobre a queda na arrecadação do município, que está preocupando e impedindo a gestão de caminhar em alguns sentidos, mas foi aparteado pelo vereador Bruno, que fez uma comparação: “O município de Cariacica, mesmo com receita baixa, conseguiu conceder o beneficio de ticket alimentação para os servidores”, contrapôs.

Lorenzutti abriu espaço para que o público presente também fizesse suas colocações e reivindicações, que foram devidamente registradas e terão seus encaminhamentos. “Nosso objetivo é esse, criar grupos de trabalhos permanentes e provisórios para auxiliarem no andamento das ações de aperfeiçoamento da legislação municipal que dispõe sobre os servidores públicos de Vila Velha”, finalizou.

Frente Parlamentar

A Frente foi instituída através do Decreto nº 1.740, no dia 29 de março de 2017, e tem como objetivo acompanhar as políticas públicas relacionadas aos servidores municipais; atuar no monitoramento da execução de ações, planos e projetos de interesse dos servidores; propor e discutir matérias legislativas que atendam, dentro do possível e da legalidade, as necessidades do funcionalismo municipal; criar grupos de trabalhos permanentes e provisórios para auxiliarem no andamento das ações e atividades da Frente; e aperfeiçoar e complementar a legislação municipal que dispõe sobre os servidores públicos de Vila Velha.

A Frente também receberá e encaminhará denúncias inerentes ao funcionalismo, para fins de apuração pelos órgãos competentes; realizará atividades periódicas, com datas e horários estabelecidos pelos seus membros. O mandato da Frente Parlamentar em Defesa dos Servidores Públicos Municipais de Vila Velha será de dois anos, podendo ser renovado por igual período. Os cidadãos interessados em acompanhar nossas atividades terão livre acesso e direito à voz, conforme previsto em Estatuto. E a Câmara Municipal disponibilizará os meios adequados para o funcionamento e a divulgação das atividades desenvolvidas por esta Frente Parlamentar.

Fotos: Schenilton Carvalho