Arnaldinho Borgo recebe homenagem do 38º BI no "Dia do Soldado da Paz"

Em comemoração ao Dia Internacional dos Mantenedores da Paz (Peacekeepers) – que foi celebrado em todo o mundo, na última segunda-feira (29/05), por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) –, o 38º Batalhão de Infantaria do Exército, situado na Prainha, em Vila Velha, promoveu uma solenidade em que o vereador Arnaldinho Borgo (PMDB) foi homenageado e recebeu a "Medalha da Ordem do Mérito do Batalhão Suez".

Para Arnaldinho, receber esta honraria foi motivo de grande orgulho pessoal: “Fui agraciado com a homenagem e recebi essa medalha com muita honra e alegria, porque também sou Tenente R2 do Exército Brasileiro e sei da importância desta data, em especial, para o conjunto das nossas Forças Armadas. Trata-se da reafirmação do compromisso do nosso país com a promoção do pacifismo no mundo”, ressaltou ele.

Segundo o vereador, os “boinas azuis” – grupamento militar brasileiro que há anos vem participando das missões da ONU, atuando em operações de pacificação em vários países em conflito – também foram homenageados pelo 38º BI, juntamente com outras personalidades civis e ex-militares, devido aos relevantes serviços que já prestaram ao município e ao nosso Estado. “Promover a paz é um dever de todos, até porque a cultura da não-violência deve começar em casa, com os ensinamentos da família. Mas a disseminação dessa cultura na sociedade também envolve a participação dos agentes políticos, das igrejas, das escolas, dos órgãos públicos e das entidades civis. No entanto, em casos extremos, a intervenção militar se faz necessária e o Brasil sempre contribuiu com essas ações, visando ao restabelecimento da paz em países mergulhados na violência, na desordem e nas guerras”, disse Arnaldinho Borgo.

“PEACEKEEPERS”

O Dia Internacional dos Mantenedores da Paz (Peacekeepers) faz referência ao dia 29 de maio de 1948, quando o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas autorizou, pela primeira vez, uma operação militar para a manutenção da paz. A mobilização se deu na Palestina, após o cessar-fogo da guerra árabe-israelense. A partir daí, um grande esforço foi empreendido na busca de soluções pacíficas para os conflitos internacionais. O Brasil participa das missões de paz da ONU desde 1956, quando enviou tropas para Suez, no Egito.

ARNALDINHO ASSUME VAGA NO CONSELHO

MUNICIPAL DE BEM ESTAR ANIMAL

O vereador Arnaldinho Borgo tornou-se o mais novo membro titular do Conselho Municipal de Bem Estar Animal. A indicação do parlamentar, que vai representar o Poder Legislativo de Vila Velha neste colegiado, foi aprovada por unanimidade, na sessão de segunda-feira (29/05), pelo plenário da Câmara. Segundo Arnaldinho – autor da lei (já aprovada), autorizando o Poder Executivo a criar um hospital público veterinário na cidade – defender o bem estar animal é um ato de extrema importância.

“O intuito do Conselho Municipal de Bem Estar Animal é desenvolver medidas de proteção aos animais, tendo em vista que esta é um responsabilidade do Poder Público, pois envolve questões relativas à saúde da população e ao meio ambiente. Com nossa participação neste conselho, vamos trabalhar para colocarmos em prática, na cidade de Vila Velha, ações que resultem na proteção dos animais", afirmou o vereador.

Fotos: Schenilton Carvalho
comunicacao@cmvv.es.gov.br